quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bullying

Todos os dias centenas de pessoas são atacadas de diferentes formas, diferentes lugares e principalmente, diferentes autores do crime. Muitas delas ficam quietas, não respondem, não se deixam levar, não se intimidam, mas há também aquelas que se deprimem, ficam com medo, receios e começam a imaginar coisas. Algumas brigam, algumas também ameaçam da mesma forma, mas poucas são as que agem corretamente.

A maior maneira usada atualmente para humilhar, machucar, ofender alguém é o “bullying” – uma turma reunida para “humilhar” uma pessoa determinada. Muitos se acham bons o suficiente para poder humilhar outro, fazem grupos, riem, inventam piadas sobre tal pessoa para deixá-la mal e se divertem com isso. Os autores desses crimes não veem mau nisso, não se importam com o que a pessoa vai fazer ou não, outra vez que os mesmos estão em um grande grupo e não são intimidados por mais ninguém. Estas pessoas atingem diferentes tipos de adolescentes, classes, opiniões, elas não se importa se o atingido é mais velho ou não e se pode ou não fazer algo. Só querem saber de se divertir nas “custas” do humilhado, que por sua vez não faz nada para defender-se. Muitos são xingados, apelidados, e envergonhados por sua “vida pessoal” exposta e não podem fazer nada para mudar isso ou não querem.

Podemos dizer que o “bullying” virtual pode ser mais perigoso ainda, pelo fato de ser via-internet, o maior meio de comunicação atual. Por poder expor fotos, conversas, segredos, enfim, toda a vida pessoal de alguém. O bulling virtual causa o mesmo ou até mais impacto que o pessoal, pois muitas vezes você não tem como agir também por não saber quem é a pessoa, ou não saber se expressar da devida forma por palavras digitadas. Na internet os “criminosos” tendem a ter mais coragem por poder praticar o ato sem se preocupar em “apanhar” ou ser visto. E novamente, poucos são os que denunciam este tipo de ação. É de se pensar que o bullying é algo inocente, não passa de uma pequena brincadeira, pois para quem pensa assim, pode ter a consciência que está errado e está sendo cúmplice de tal crime, que por mais pequeno que pareça, faz um estrago enorme na vida de quem é ofendido. Atitudes assim levam muitos a depressão, a brigas de rua, a humilhação virtual, a angústia e as vezes até a morte. Muitos agem por influencia por uma “opinião sem conhecimento” da outra pessoa, ou por achar que alguém é melhor que o outro e não se tocam do quanto prejudicam as “vítimas” e a elas mesmas.

O bullying não poderia ser considerado algo normal, comum, não devia ser aceito e nem deveria existir, pois preconceito é algo ultrapassado. Humilhar uma pessoa não nos faz melhor e nem mais felizes, apenas nos da mais motivos para nos arrependermos depois.


Nome: Angélica Bernardi

Turma: 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário