quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bullying

Grupos de diferentes estilos, pessoas, classes sociais e bairros muitas vezes se juntam para brincar, jogar futebol, conversar, fazer um programa diferenciado no seu dia-a-dia. Mas e quando esses grupos resolvem fazer algo ruim, tratar mal outra pessoa? Quando esses grupos se juntam não só na vida real, mas também via-internet, como se defender dos autores do bulling?

Muitos se pegam fazendo essa pergunta que nos dias de hoje é freqüente. Várias são as pessoas que praticam tal grosseria e várias são as vítimas da mesma. Pessoas de famílias descentes, de classe alta, com uma boa educação também participam desses grupos preconceituosos e cheios de más intenções com outro. As vítimas muitas vezes não sabem o que fazer para acabar com tal humilhação e com isso se escondem ou não comunicam a ninguém o que está acontecendo, e sem perceber começam a se importar com tamanhas acusações e acreditar nas mesmas. Sendo ofendidos inúmeras vezes por “gordos, feias, baixinhas, dentuços, narigudos, sardentos, entre outros”, várias são as provocações e as pessoas atingidas, até mesmo professores sofrem este tipo de agressão que é muito comum nos dias atuais. Na internet não é muito diferente, pois as pessoas adquirem mais coragem quando não precisam ver a reação da ofendida. Xingam, exclamam, mandam fotos com comparações, se metem na vida pessoal da outra expondo a mesma. Ridicularizam a vida do outro sem se importam se quer com o que pode vir a acontecer.

Os causadores de tamanhas barbáries não pensam no mal que podem causar, nem mesmo se podem vir a se prejudicar com “brincadeiras de mau gosto”. Pessoas assim não se preocupam com nada quando atuam desta forma, simplesmente pensam na diversão do momento e em se “aparecer” pela “coragem da provocação”. O pensamento que muitos têm é que nunca serão “pegos” ou banidos, o que deveriam saber que estão errados. Muitos deles “atacam” pessoas frágeis, sem defesa e sem voz para sequer tentar se defender de acusações e risos. O problema é, quando brincam com pessoas mais fortes e sem paciência, o bulling não acaba simplesmente na provocação, ele também gera brigas físicas perigosas, desde um simples tapa na cara como algo pior, uma grande briga, um tiro, uma morte.

Tanto causadores de bulyling como os ofendidos devem ter consciência de sua atitude e sua reação, ter na cabeça que bullying não é apenas mais uma brincadeira é algo sério que atinge a todos, virtualmente, pessoalmente, onde seja e quem seja, todos podem ser vitimas do bulling ou causadores do mesmo. Basta saber agir, fazer a diferença e ter a inteligência de não se envolver em algo que pode parecer de pouca importância, mas que na realidade é algo sério e perigoso.


Nome: Juliette Gasparetto

Turma: 204

Nenhum comentário:

Postar um comentário