sexta-feira, 25 de junho de 2010

O bullying digital

Cyberbulyling é uma prática que envolve o uso de tecnologias da informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com a intenção de prejudicar outros.É um Bullying virtual. Assim como o próprio bulling, este envolve humilhações, agressões verbais e principalmente brincadeiras fazendo de sua vítima um instrumento de piada. O que leva uma pessoa a se tornar praticante disso? Podemos amenizar esses efeitos? O que a escola e a sociedade podem fazer para amenizar esses efeitos?

O praticante do cyberbulling escolhe suas vítimas por características diferentes, escolhe pessoas diferentes, pessoas que possam vir a se tornar alvo de risadas., Aí o cyberbulling começa. O agressor talvez deve ter passado por traumas na sua infância, ou tenha sido humilhado em alguma parte de sua vida, ou tenha se tornado um motivo de risada, isso pode vir a se tornar uma das causas do cyberbullying. Alguns praticantes o fazem porque querem se destacar nos sites de relacionamento, fazendo de outros acessantes suas vítimas.

O corpo docente escolar deve virar seu olhar para o cyberbullying - pois este afeta toda a disciplina e efetividade entre os alunos, visto que uns se destacam como praticantes e outros como vítimas – e tomar medidas mais severas contra o praticante do bullying, pois este é o maior candidato a se tornar um praticante do cyberbulling. Deve haver uma intervenção escolar no sistema de socialização dos alunos. Não podemos esquecer que ele não ocorre só na escola mas também na sociedade. Esta tem que se conscientizar e se auto punir, e também destacar os praticantes como um perigo a sociedade. Talvez quando eles virem que não agradam e sim causam transtornos eles parem de praticar percebendo que são mau vistos. Isto pederá amenizar os índices do cyberbulling.



lucas


Nenhum comentário:

Postar um comentário